Uma história de amor tem seu último capítulo no Mosteiro de Alcabaça. D. Pedro III, filho de D. Afonso IV, se apaixonou pela camareira de sua senhora, D. Constança Manuel, princesa de Castella. A camareira, D. Inês de Castro, apesar de tal posto era filha de uma nobre família castelhana.
Após a morte de sua esposa, no parto do primeiro filho, D. Pedro III tentou se casar com D. Inês de Castro, sendo impedido por seu pai. A mando de D. Afonso IV, D. Inês foi acusada de traição e executada por decaptação.
Ao assumir o trono, D. Pedro III ordenou ao povo o reconhecimento de D. Inês de Castro como rainha de Portugal, alegando para tal que havia se casado em segredo tempos antes de sua morte. Ordenou ainda uma cerimônia de beija-mão ao cadáver da nova rainha.
Foi construído um belo túmulo com decoração em alto relevo onde deveria ser depositado o corpo da Rainha. Esse túmulo deveria ficar na Abadia do Mosteiro, onde também estão sepultados os ancestrais de D. Pedro III. Um outro túmulo foi construído para guardar o corpo de D. Pedro quando da sua morte, e este deveria ser colocado de forma que no juízo final os dois amantes pudessem se olhar nos olhos.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Permita-me uma pequena correcção.
ResponderExcluirÉ D. Pedro I. ;)